13.2 O ELT
13.2 O ELT#
Embora existam algumas diferenças de arquitetura e ferramentas utilizadas nos processos de ELT modernos, o quadro geral é o mesmo: na etapa de Extração, ferramentas especializadas permitem “mover” dados de centenas de fontes como ERPs, CRMs, bancos de dados, REST APIs etc. diretamente para um Data Warehouse na nuvem ou on-premises com um baixo custo técnico. Desta forma, a etapa de Load é feita simultaneamente à extração. Dentro do DW, a transformação de dados é feita através de scripts SQL ou ferramentas visuais que
No diagrama abaixo vemos como a etapa de ELT se destaca na arquitetura geral do MDS:

Fig. 46 Exemplo do fluxo de ELT#
Na prática, o processo de ELT é onde a maior parte do trabalho é realizado em um projeto de Analytics. Em projetos de menor complexidade, um Engenheiro de Analytics pode ser responsável pelo fluxo completo: desde a coleta de dados até a entrega final. Em projetos mais críticos, é comum que essa responsabilidade seja dividida entre os Engenheiros de Analytics e Engenheiros de Dados.
Nas próximas seções vamos apresentar o processo de ELT passo a passo, contextualizando com as etapas apresentadas em outras seções do livro. Esses processos serão detalhados nos próximos capítulos, incluindo exemplos práticos de aplicação. Vamos lá?