4.8 Outras classificações de modelagem de bancos de dados#

Ao analisar a documentação de bancos de dados transacionais, essencial para o processo de planejamento do data warehouse que veremos na Parte 2 e principalmente para o ETL na Parte 3, o engenheiro de analytics pode se deparar com diferentes níveis de detalhamento dos modelos de dados. Eles fazem parte das etapas de desenvolvimento de softwares em geral e podem ou não estar disponíveis para cada fonte de dados de um projeto de analytics.

Modelagem Conceitual#

O modelo conceitual estabelece entidades, atributos e seus relacionamentos. Este modelo abstrai a estrutura do banco de dados e se preocupa com a criação de um modelo do mundo real. Estes modelos criam um vocabulário comum para todos os usuários de dados.

../../../_images/modelo_conceitual.png

Fig. 13 O modelo conceitual é simplificado#

Figura 4.10. O modelo conceitual é simplificado

Modelagem Lógica#

O modelo lógico acrescenta a estrutura dos elementos ao modelo conceitual, tipos dos atributos, etc. Também é feita uma normalização dos dados, geralmente a chamada 3a Forma Normal (3NF) de modo a criar um modelo de dados consistente e sem redundância.

../../../_images/modelo_logico.png

Fig. 14 O modelo lógico mostra detalhes sobre as tabelas e relacionamentos#

Modelagem Física#

O modelo físico descreve a implementação específica de cada banco de dados do modelo de dados. Esse modelo terá as chaves primárias e estrangeiras entre tabelas, tipos específicos de cada RDBMS, nomes de tabelas etc.

../../../_images/modelo_fisico.png

Fig. 15 O modelo físico apresenta os detalhes específicos de cada RDMS#