3.3 Diagrama de Pareto
Contents
3.3 Diagrama de Pareto#
Também conhecido como Gráfico 80/20, é uma ferramenta que permite visualizar a frequência com a qual erros se repetem durante a rotina de produção, relacionando-os com as suas possíveis causas. Serve para encontrar elementos suficientes para estabelecer uma comparação entre a repetição das causas e a ocorrência das falhas identificadas.
O diagrama é uma versão gráfica do Princípio de Pareto, proposto pelo mesmo autor, Vilfredo Pareto. Segundo tal princípio, que usa a mesma regra dos 80/20, é muito comum que 80% dos problemas verificados sejam originados por 20% das causas. E é isso que o diagrama busca observar na prática. Dessa forma, é possível criar mecanismos para diminuir as falhas de maneira sistemática, focando os esforços nos pontos cruciais, que figuram com maior frequência entre os agentes causadores delas.
Como criar?#
Antes de começar a utilizar o gráfico de Pareto para apoiar a gestão da qualidade dentro da empresa, é preciso que fique muito claro qual é o seu objetivo com o uso.
Chamar para uma reunião todo o time e promover um brainstorming é uma boa maneira de garantir que a escolha do objetivo não será arbitrária ou deslocada das necessidades do grupo. Prepare-se levando dados preliminares sobre os problemas que são mais comuns dentro do fluxo de trabalho. Neste momento, não se preocupe em pensar nas causas, pois elas devem aparecer conforme o processo se desenrola.
O principal objetivo de uso do Diagrama de Pareto dentro da gestão da qualidade é criar uma ordenação para os problemas e suas causas. Assim, buscamos entender qual é a relação de ação-benefício para, a partir daí, estabelecer o que deve ser prioridade no planejamento.
A sua construção busca relacionar, como foi dito, os problemas com as suas causas mais frequentes e segue, de maneira geral, os seguintes passos:
defina o objetivo
faça a coleta dos dados
estabeleça uma categorização
construa as barras de ocorrência
faça um gráfico de linha com porcentagens
dedique-se à análise dos dados