3.3 Diagrama de Pareto#

Também conhecido como Gráfico 80/20, é uma ferramenta que permite visualizar a frequência com a qual erros se repetem durante a rotina de produção, relacionando-os com as suas possíveis causas. Serve para encontrar elementos suficientes para estabelecer uma comparação entre a repetição das causas e a ocorrência das falhas identificadas.

O diagrama é uma versão gráfica do Princípio de Pareto, proposto pelo mesmo autor, Vilfredo Pareto. Segundo tal princípio, que usa a mesma regra dos 80/20, é muito comum que 80% dos problemas verificados sejam originados por 20% das causas. E é isso que o diagrama busca observar na prática. Dessa forma, é possível criar mecanismos para diminuir as falhas de maneira sistemática, focando os esforços nos pontos cruciais, que figuram com maior frequência entre os agentes causadores delas.

Como criar?#

Antes de começar a utilizar o gráfico de Pareto para apoiar a gestão da qualidade dentro da empresa, é preciso que fique muito claro qual é o seu objetivo com o uso.

Chamar para uma reunião todo o time e promover um brainstorming é uma boa maneira de garantir que a escolha do objetivo não será arbitrária ou deslocada das necessidades do grupo. Prepare-se levando dados preliminares sobre os problemas que são mais comuns dentro do fluxo de trabalho. Neste momento, não se preocupe em pensar nas causas, pois elas devem aparecer conforme o processo se desenrola.

O principal objetivo de uso do Diagrama de Pareto dentro da gestão da qualidade é criar uma ordenação para os problemas e suas causas. Assim, buscamos entender qual é a relação de ação-benefício para, a partir daí, estabelecer o que deve ser prioridade no planejamento.

A sua construção busca relacionar, como foi dito, os problemas com as suas causas mais frequentes e segue, de maneira geral, os seguintes passos:

  • defina o objetivo

  • faça a coleta dos dados

  • estabeleça uma categorização

  • construa as barras de ocorrência

  • faça um gráfico de linha com porcentagens

  • dedique-se à análise dos dados