3.1 O pensamento analítico
3.1 O pensamento analítico#
A palavra análise vem do grego e significa quebrar ou decompor algo em suas partes constituintes. Em nosso contexto, esse “algo” significa os processos de negócio de uma empresa ou organização, como vendas, produção, recursos humanos, financeiro etc. Na grande maioria dos casos, o que, à primeira vista, vemos como o problema ou processo que queremos resolver é, na verdade, consequência de uma série de outros processos menores que precisamos desvendar para chegar às verdadeiras causas ou insights que vão gerar os resultados concretos.

Fig. 3 Analisar é decompor processos para chegar a causas e insights. Fonte: elaborado pelo autor,#
O pensamento analítico é uma mistura de ciência e arte e pode ser comparado ao trabalho de um detetive. Da mesma forma que Sherlock Holmes exclamava que dados eram a “argila de seus tijolos”, o analista precisa saber utilizar dados e informações para separar as causas aparentes das causas verdadeiras através de um minucioso trabalho de investigação.
Mas um insight não é suficiente se ele não se tornar uma ação e, para isso, quem é analista também precisa saber convencer seus pares de suas descobertas através de técnicas de visualização de dados, relatórios etc.

Fig. 4 Dados são a base da resolução de problemas. Fonte: The Guardian (2015)#