Capítulo 10 - Dimensões#

Dimensões são informações de negócios que descrevem os fatos; por exemplo, cidade, produtos, clientes, datas, etc. De forma geral, podem ser filtradas/agrupadas ou usadas como rótulos em Relatórios e Gráficos. É comum que uma mesma Tabela Dimensão possa estar relacionada a muitas tabelas Fato, relação essa que é feita por um chave (código que representa uma informação).

Na MAS que descrevemos aqui é importante seguir o princípio de utilizar as mesmas dimensões entre todos os Data Marts, prática chamada de Dimensões Conformadas. Desta forma, a mesma Tabela Dimensão de produtos pode ser utilizada no Mart de Vendas e no Mart de Produção, por exemplo, facilitando a análise e cruzamentos.

Neste capítulo veremos alguns tipos de Dimensão mais encontrados em projetos de Analytics:

  • Dimensão de Alteração Lenta

  • Role Playing Dimension

  • Dimensões degeneradas

  • Dimensões Junk

Mas antes, vamos entender como a modelagem dimensional adapta os conceitos de chaves para o uso analítico.